top of page
  • Foto do escritorConformità

Como selecionar um Material de Referência (MR)?

Essa é uma pergunta que escutamos bastante, porém não temos uma fórmula mágica. Infelizmente.



A questão da seleção é muito específica para cada situação.


Os MR, de forma geral, são caracterizados por uma ou mais propriedades. E estes valores de propriedade devem estar acompanhados por uma especificação clara da propriedade em questão, declaração de incerteza (quando apropriado), uma declaração de rastreabilidade metrológica (quando apropriado) e o período de validade do material (que consta no certificado).


Quando o MR não possui valores de propriedade especificados, é necessário que as informações de homogeneidade e a estabilidade de longo prazo das propriedades estejam declaradas em algum documento, (preferencialmente no certificado).

A especificação adequada da propriedade auxilia muito a decidir se o MR é adequado para a aplicação pretendida.


Então, a seleção de materiais de referência tem relação com o que queremos avaliar, medir, controlar... São inúmeras possibilidades.


Observe esse exemplo que consta na ABNT ISO Guia 33:


"Para elementos-traço em solo, é importante especificar se é do teor total, do teor obtido pela digestão incompleta (por exemplo, água régia), extrato lixiviado, ou uma espécie química em particular contendo o elemento-traço".


Portanto, para iniciar a seleção do MR, o mais importante é ter bem definido qual a propriedade e o valor de propriedade (ou o “tipo” de propriedade) que se deseja.

Uma dúvida muito comum é sobre como é possível se obter informações a respeito dos MR.


Sobre os materiais de referência, é possível encontrar informações nos seguintes endereços eletrônicos:


Importante: COMAR é um banco de dados no qual materiais de referência (MR) podem ser consultados considerando, dentre outros, o país de origem, o produtor, suas propriedades físicas, composição, forma, etc. Vale ressaltar que os produtores são responsáveis por inserir as informações do MR ampliando o banco de dados, dessa forma, nem todos os materiais disponíveis são certificados de acordo com os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17034.



Já sobre os produtores de materiais de referência, é possível a consulta às seguintes bases:

Importante: Esse endereço eletrônico irá remeter ao site do Organismo de Acreditação conforme critérios de busca disponibilizados. Para encontrar o Produtor de Material de Referência (PMR) acreditado pelo Organismo de Acreditação, deve ser feita a pesquisa no site do Organismo de Acreditação desejado.

Ainda: É importante ressaltar que ao fazer a aquisição de um dado material de referência, o laboratório deve considerar o uso pretendido do referido material, concentração oferecida pelo PMR, a apresentação (aqui quero dizer a “via” em que é apresentado, se em água, em óleo, etc. Não sei se a palavra adequada é esta) o escopo do Produtor de Material de Referência, assim como os requisitos de rastreabilidade definidos pelo Organismo Acreditador (NIT-Dicla-030, no caso do Brasil).


Adicionalmente, os materiais de referência podem ser encontrados em várias bases de dados na internet, como por exemplo: BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas):


Alguns Institutos Nacionais de Metrologia:


Outros endereços eletrônicos:


*Informações obtidas no DOQ-Cgcre-016 - Orientações para a seleção e uso de materiais de referência com foco em ensaios químicos, rev 03.


68 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page