Essa é uma pergunta que escutamos bastante, porém não temos uma fórmula mágica. Infelizmente.
A questão da seleção é muito específica para cada situação.
Os MR, de forma geral, são caracterizados por uma ou mais propriedades. E estes valores de propriedade devem estar acompanhados por uma especificação clara da propriedade em questão, declaração de incerteza (quando apropriado), uma declaração de rastreabilidade metrológica (quando apropriado) e o período de validade do material (que consta no certificado).
Quando o MR não possui valores de propriedade especificados, é necessário que as informações de homogeneidade e a estabilidade de longo prazo das propriedades estejam declaradas em algum documento, (preferencialmente no certificado).
A especificação adequada da propriedade auxilia muito a decidir se o MR é adequado para a aplicação pretendida.
Então, a seleção de materiais de referência tem relação com o que queremos avaliar, medir, controlar... São inúmeras possibilidades.
Observe esse exemplo que consta na ABNT ISO Guia 33:
"Para elementos-traço em solo, é importante especificar se é do teor total, do teor obtido pela digestão incompleta (por exemplo, água régia), extrato lixiviado, ou uma espécie química em particular contendo o elemento-traço".
Portanto, para iniciar a seleção do MR, o mais importante é ter bem definido qual a propriedade e o valor de propriedade (ou o “tipo” de propriedade) que se deseja.
Uma dúvida muito comum é sobre como é possível se obter informações a respeito dos MR.
Sobre os materiais de referência, é possível encontrar informações nos seguintes endereços eletrônicos:
Materiais de referência disponíveis em âmbito internacional: https://rrr.bam.de/RRR/Navigation/EN/Reference-Materials/COMAR/comar.html
Importante: COMAR é um banco de dados no qual materiais de referência (MR) podem ser consultados considerando, dentre outros, o país de origem, o produtor, suas propriedades físicas, composição, forma, etc. Vale ressaltar que os produtores são responsáveis por inserir as informações do MR ampliando o banco de dados, dessa forma, nem todos os materiais disponíveis são certificados de acordo com os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17034.
Materiais de referência produzidos pelos Institutos Nacionais de Metrologia signatários do Acordo do CIPM: http://kcdb.bipm.org
Materiais de referência produzidos pelo Inmetro: http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/mrc.asp
Já sobre os produtores de materiais de referência, é possível a consulta às seguintes bases:
Produtores de materiais de referência (PMR) acreditados pela Cgcre: http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_prod_mr.asp
Produtores de materiais de referência acreditados por outros Organismos de Acreditação: Esses PMR podem ser acessados nos próprios sites desses organismos de acreditação ou pelo endereço eletrônico de organismos de acreditação signatários da ILAC: http://ilac.org/signatory-search/
Importante: Esse endereço eletrônico irá remeter ao site do Organismo de Acreditação conforme critérios de busca disponibilizados. Para encontrar o Produtor de Material de Referência (PMR) acreditado pelo Organismo de Acreditação, deve ser feita a pesquisa no site do Organismo de Acreditação desejado.
Ainda: É importante ressaltar que ao fazer a aquisição de um dado material de referência, o laboratório deve considerar o uso pretendido do referido material, concentração oferecida pelo PMR, a apresentação (aqui quero dizer a “via” em que é apresentado, se em água, em óleo, etc. Não sei se a palavra adequada é esta) o escopo do Produtor de Material de Referência, assim como os requisitos de rastreabilidade definidos pelo Organismo Acreditador (NIT-Dicla-030, no caso do Brasil).
Adicionalmente, os materiais de referência podem ser encontrados em várias bases de dados na internet, como por exemplo: BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas):
MRC de laboratórios de análises clínicas: http://www.bipm.org/jctlm/
Demais MRC: http://kcdb.bipm.org/appendixC/search.asp?reset=1&met=QM
Alguns Institutos Nacionais de Metrologia:
Brasil - INMETRO: http://inmetro.gov.br/credenciamento/acre_prod_mr.asp
Japão – NMIJ: https://www.nmij.jp/english/info/center/#m3
USA – NIST: https://www.nist.gov/srm
Outros endereços eletrônicos:
EPTIS - Sistema de informação mundial para ensaios de proficiência: http://www.eptis.bam.de
Eurachem – Instituição europeia tendo como foco a química analítica: http://www.eurachem.org/
*Informações obtidas no DOQ-Cgcre-016 - Orientações para a seleção e uso de materiais de referência com foco em ensaios químicos, rev 03.
Estaremos sempre publicando matérias interessantes!😍