Pode respirar aliviado!
A versão atual da ISO/IEC 17025 permanecerá igual por mais 5 anos!
Ao menos é o que a votação dos países-membros da ISO indica.
Mas como funciona esse processo e essa decisão?
O processo de revisão das normas é estabelecido pela ISO (International Organization for Standardization) que é a organização responsável pela atividade de normalização no âmbito internacional.
Esse processo é conhecido como “systematic review”, ou seja: uma revisão sistemática da norma (muito parecido com o processo de análise crítica dos documentos que a própria ISO/IEC 17025 exige que os laboratórios façam com os seus documentos – portanto, super coerente).
A menos que exista uma necessidade de adequação muito grande, essa proposta de revisão ocorre a cada 5 anos. Mas por que a cada 5 anos?
Primeiro, porque é necessário que as organizações tenham tempo para adequar seus processos às novas exigências da norma.
Segundo, porque o mercado muda cada vez mais rápido. Novas tecnologias, novos métodos, novos equipamentos surgem a todo momento.
Por isso, esse tempo não pode ser muito grande nem muito pequeno.
Para definir o “futuro” de uma norma, uma votação é aberta para todos os países-membros da ISO que podem decidir entre manter, revisar ou cancelar a norma.
Votação ISO/IEC 17025
Vamos falar então sobre os resultados da votação?
O período para votação foi de 15/10/2022 a 04/03/2023.
No total, foram 72 votos de países-membros (as abstenções não foram consideradas), sendo 65 votos a favor da confirmação e 7 votos para revisão (ou emenda).
Os participantes deveriam responder a 6 questões (incluindo a confirmação ou revisão da norma) e havia um espaço para comentários gerais.
Entre os comentários registrados, gostaríamos de destacar dois:
Um dos países considerou que, tendo em vista o fato do período de transição estabelecido pelo ILAC ter sido de 3 anos e depois prorrogado por mais 6 meses (finalizando em 01/06/2021), seria muito cedo para se pensar em uma nova revisão.
Já outro país argumentou que revisões frequentes causam confusões no processo de acreditação e que antes de se realizar uma revisão, é necessário que a norma esteja mais consolidada nos laboratórios e se tenha mais conhecimento operacional.
E você, sente-se aliviado com essa decisão?
Ou entende que era necessário ter revisado?
Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários